Muito se escreve e se fala sobre o momento atual e seus impactos para os negócios. Um tema praticamente ubíquo é a grande promessa representada pela Transformação Digital e suas enormes potencialidades. Conceitos como disrupção, inovação, exponencialidade, lado a lado com tecnologias emergentes de grande apelo e alcance são normalmente associados e mencionados.

Frente a todos esses estímulos e provocações, os múltiplos atores em cena precisam se posicionar e definir a abordagem mais adequada. Incluem-se aqui empresas e organizações que podem se beneficiar e auferir os ganhos prometidos, fornecedores das tecnologias, consultorias de integração e negócios, órgãos públicos e a própria sociedade como um todo.

Um dos inegáveis efeitos colaterais da crise que enfrentamos foi a necessidade de abandonar conceitos e preconceitos arraigados e experimentar novas formas de trabalhar e interagir. Estamos agora mais abertos e dispostos a experimentar novas ideias, e isso é muito positivo.

Mas a grande pergunta que fica é: quais ações devem ser tomadas por uma empresa neste momento?

Se podemos iniciar um esboço de resposta, partimos de uma colocação tão óbvia que corre o risco de ser ofuscada por apelos que apontam para uma solução avançada de alto brilhantismo: cada empresa deve fazer uma autoavaliação e partir das conclusões levantadas na mesma para definir seu caminho rumo ao mundo digital.

Nessa autoavaliação devem ser considerados alguns pontos de abrangência geral, que são apresentados de forma sucinta na sequência deste artigo.

Setor da Economia

Cada um dos setores econômicos apresenta características que influenciam positiva ou negativamente no potencial de sucesso das empresas que dele fazem parte. Tendências de mercado, concorrência, maturidade de produtos, entre outros, indicam as possibilidades de desempenho do conjunto dos participantes.

Em cada um dos setores, as possibilidades, as formas de aplicação, e os benefícios oriundos de iniciativas de Transformação Digital são distintos, como vemos em uma série de estudos. E tudo isso relativizado pelo estágio atual da empresa nesse ponto. É preciso considerar estes fatores para direcionar esforços de forma a obter os melhores resultados.

Efeitos específicos da Pandemia

O mercado se apresenta hoje muito diferente do que existia antes da chegada do coronavírus, com todas as consequências e mudanças forçadas por sua presença.

Apesar de um grau razoável de resiliência, que trará no futuro a tendência de retorno à situação anterior, muitas das mudanças deverão permanecer. Como já mencionamos, foram quebrados alguns preconceitos e experimentadas novas formas de viver e trabalhar, e aquelas que se revelaram como mais adequadas permanecerão, provavelmente com algumas alterações.

Esse efeito deverá ocorrer de forma distinta em cada setor da economia, muito possivelmente graduado ou direcionado por aspectos culturais e geográficos, portanto a organização deve incluir esses fatores na definição de suas ações.

Situação financeira da empresa

Neste momento, as empresas podem se apresentar de formas muito distintas em relação a sua situação financeira e econômica.

Os longos meses desde o início da conjuntura que enfrentamos podem ter deixado impactos muito severos, que limitam ou mesmo definem a capacidade de investimento em Transformação Digital, por mais que esta aponte para extraordinárias perspectivas futuras.

No entanto, é necessário sobreviver ao curto prazo e gerar recursos para investimentos antes de partir para explorar os novos horizontes. Investir em Transformação Digital envolve recursos e assumir riscos de experimentar novas formas e produtos.

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Empresas em situação mais precária devem buscar estratégias, executar iniciativas e conseguir apoio em consultorias especializadas, visando gerar liquidez e alívio financeiro. Redução de custos e desperdícios, otimização de processos, busca de produtividade e eficiências, obtenção de linhas de crédito, negociação e reestruturação de dívidas, monetização de ativos não essenciais são exemplos de ações nesse sentido.

Empresas com situação intermediária podem começar a buscar os benefícios que podem advir da Transformação Digital. Aqui é importante usar bem os recursos disponíveis para investimento, definindo estratégias a partir do conhecimento interno ou apoiado por consultoria especializada. O mesmo se aplica à execução das ações, com maior probabilidade de ganhos recorrendo a especialistas na aplicação das tecnologias selecionadas.

Empresas com maior disponibilidade de recursos podem ir mais fundo em sua estratégia, acelerando os investimentos em iniciativas de transformação e inovação para aproveitarem mais rapidamente os benefícios oriundos do sucesso.

Cultura Organizacional

Transformação Digital é feita usando tecnologias, isso é claramente óbvio, mas é principalmente feita POR PESSOAS PARA PESSOAS. Envolve mudanças não apenas em produtos e processos, mas em toda a estrutura e relacionamento organizacional, com efeitos disseminados e de alto impacto.

Nenhuma estratégia de Transformação Digital atingirá o sucesso completo se não forem considerados os aspectos humanos, culturais e sociais da organização. Idealizar projetos sem considerá-los, por melhor que seja a execução, é enfrentar alto risco de fracasso.


Considerações Finais

Transformação digital é um processo único para cada empresa, cada uma deve encontrar seu próprio caminho. Não deve ser tentada a aplicação de receitas “mágicas” que propõe a mesma solução para múltiplos casos. A estratégia deve ser elaborada levando em conta cada situação.

Em alguns casos, ações preliminares para estabelecer um ambiente adequado devem ser executadas, constituindo-se no início do processo como um todo.

A diversidade de áreas de conhecimento envolvidas e o nível requerido nas mesmas torna praticamente impossível a uma organização ter resultados usando apenas recursos internos: parcerias de qualidade devem ser buscadas e estabelecidas.

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