As Consultorias e o Mundo Digital

As Consultorias e o Mundo Digital

Como todo produto ou serviço, em tempos de transformação digital, os projetos de consultoria também precisam ser repensados sob um novo prisma.

É consenso que as organizações precisam de serviços de consultoria, quer sejam em momentos de dificuldades financeiras, de reestruturação da matriz de custos, para aumentar a eficiência de processos, rever a estrutura organizacional ou para se desenvolverem e adequarem-se as novas necessidades de mercado. A experiência e conhecimento de profissionais com sólida formação, aliada a aplicação de metodologias e conceitos, tem ajudado organizações a superar os desafios ao longo dos séculos.

As consultorias sempre se basearam na aplicação de conhecimentos acumulados de seus profissionais para entrega de soluções aos clientes, na maioria das vezes, diagnosticando e propondo melhorias, que já foram implementadas com comprovado resultado em outros clientes. É incontestável que os serviços de consultoria fazem grande diferença para o desenvolvimento das organizações. Mas, como todo produto ou serviço em tempos de transformação digital precisa ser visto com outros olhos e repensado sob um novo prisma, também é necessário rever e repensar a forma de oferecer e prestar serviços de consultoria. Este setor não é exceção e também tem sua disrupção anunciada.

O surpreendente aparecimento de diversas tecnologias como: IA, IoT, blockchainbigdata, etc., aliado a mudança de comportamento dos consumidores, traz uma urgente necessidade de inovação em produtos e serviços com uma velocidade nunca vista. Isto exige também uma nova visão para a prestação de serviços de consultoria. Não basta somente o conhecimento adquirido ao longo dos anos, pois com a estonteante evolução que observamos atualmente, com novos serviços e negócios sendo desenvolvidos, principalmente por startups, é preciso também evoluir nos métodos e soluções de consultoria.

Em tempos de mundo digital, não há solução eficaz para os negócios que não passe por uma abordagem digital. Diante do que está ocorrendo, diante da transformação digital que o mundo vive, qual a melhor solução? Já não basta aplicar métodos testados e aprovados na velha economia, pois estes correm o grande risco de não serem mais válidos no mundo digital, se a abordagem não contemplar os avanços tecnológicos e as disrupções que já vivemos em várias áreas. Por exemplo, nas décadas passadas, quando nos deparávamos com necessidades de automação de processos, não havia dúvidas para qual caminho seguir, que quase na totalidade das vezes passava por um mapeamento de processos e implantação ou troca do sistema ERP. Mas hoje, será que os processos e funcionalidades oferecidos pelos melhores ERPs são os mais adequados? Será que não há uma nova plataforma disponível, desenvolvida por alguma startup, que integrada aos sistemas da empresa trará melhor resultado para uma determinada situação com um menor custo, que na maioria das vezes é infinitamente menor? Com certeza, as opções que hoje o mercado oferece para aplicação de soluções nas empresas é exponencial, pois além do movimento de inovação gerado pelas startups, a combinação de novas tecnologias e as novas plataformas digitais fazem o número de opções ter progressões geométricas.

Dentre os vários desafios das consultorias, o mais óbvio e desafiador será manter seu quadro de profissionais atualizados e acompanhando esta evolução que é exponencial, e também fazer com que suas soluções não estejam restritas a teorias e calhamaços com diagnósticos e métodos a serem aplicados. É preciso avançar na entrega de soluções de consultoria, e é preciso que os projetos tenham também o componente digital, que tragam para as empresas, implantações mais rápidas aliadas a resultados tangíveis. No mundo digital, a evolução exponencial requer mudanças de conceitos, processos e estrutura de forma ágil. As consultorias precisam evoluir para acompanhar e sobreviver na Nova Economia, que impõe às organizações evoluir constantemente, para isso precisam ter uma estrutura líquida, ou seja, que se adapte rapidamente as necessidades que o mercado atualmente exige.

Entre em contato com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.