Relacionamento: Ponto determinante de sucesso no trabalho e em seus projetos.

Impossível viver sem relacionamentos, não é mesmo? O ser humano se relaciona, de uma maneira ou de outra, com outras pessoas o tempo todo. Existem pessoas que gostam de ficar mais isoladas, outras gostam muito de conversar, outras gostam de observar, enfim, existem várias formas de ser, mas todas, sem a menor dúvida, tem que se relacionar para viver.

No mundo de TI, o relacionamento é a chave para obter sucesso! Veja bem, a palavra “sucesso” a que me refiro não quer dizer apenas reconhecimento financeiro não! Ela abrange todos os pontos que deixam uma pessoa feliz durante seu dia, um sorriso, uma pequena entrega, um aprendizado, tudo isso pode ser considerado sucesso, depende de quem está conquistando tudo isso.

Vamos falar da importância do relacionamento em um projeto de tecnologia. Primeiramente, um projeto de tecnologia não se faz sozinho! Aí você pode me perguntar: Como assim? Eu já fiz sozinho! Será que fez mesmo? Você era o dono do produto, quem o especificou, quem o construiu e quem o utilizou sozinho? Ninguém mais foi impactado? Acho difícil. Em algum momento, sempre haverá a participação de outras pessoas em um projeto de tecnologia e esta participação caracteriza um relacionamento, mesmo que seja indireto. Veja um exemplo: Este texto foi escrito por mim, mas eu estou me relacionando com você que está lendo, fazendo você pensar. Isso é uma forma de relacionamento, pois eu estou, mesmo que seja por segundos, impactando o seu dia.

Bom, neste bate papo, vamos focar no relacionamento direto em projetos de tecnologia, onde há vários personagens que compõem a equipe. Podemos citar, de maneira simplificada, essas pessoas: quem solicitou o projeto (o dono do projeto), quem gerencia o projeto, quem atua na especificação do que será desenvolvido, quem determina as entregas, quem facilita que estas entregas sejam feitas, quem intermedeia a conversa entre a equipe e o dono (que solicitou o projeto) e quem utilizará o produto pronto. Veja quantos papéis e quantos relacionamentos se formam, não é mesmo? Bem, nem tudo será fácil, aliás, quase nunca é. Teremos muitos conflitos no dia a dia e isso é normal e saudável. Como assim saudável? Conflitos não são bons!!! Calma, conflitos são bons se vistos de uma maneira diferente. Vamos fazer uma analogia: Você é casado e nunca teve um conflito com seu cônjuge? Claro que sim, mas se vocês têm o mesmo objetivo (família), este conflito servirá como um crescimento e um aprendizado, e o motivo deste conflito será superado em prol de um objetivo comum. Assim ocorre também em projetos. Relacionar-se exige discussão, muita conversa, muita paciência e principalmente, um objetivo comum. Se uma equipe de projeto tem como objetivo é a satisfação do cliente final, mesmo que ocorra conflitos, um bom relacionamento surgirá entre a equipe, entregas de qualidade serão feitas, sem contar o crescimento que a equipe terá ao resolver conflitos inerentes da necessidade de se relacionar. Este crescimento será pessoal, mas afetará diretamente o projeto e as entregas, impactando muito na qualidade.

Lembre-se: Estamos falando de pessoas. Não existem duas pessoas em você, existe apenas você! Tudo que acontece no seu dia interfere no relacionamento que você tem com as outras pessoas. Não venha me dizer: Eu separo o pessoal do trabalho! Você não irá me convencer disso. Não venha me dizer que, tendo um filho doente, você será a mesma pessoa no trabalho, pois não será! Então, podemos definir o relacionamento em um projeto assim: Ouvir as pessoas de sua equipe, ter empatia com elas, expor suas dificuldades, pedir ajuda e sempre ser aberto a dar e ouvir feedbacks, tudo em prol de um bem comum, ou seja, um produto de qualidade para seu cliente.

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Genilson Garnica

Genilson Garnica é Labs Director Ciatécnica e CEO Ghubee