Coronavírus

Indiscutivelmente que a pandemia provocada pelo COVID-19 vai provocar muitas perturbações no cenário econômico e na capacidade de resiliência das empresas. É um cenário fluído, de incertezas com muito mais coisas que não sabemos que coisas que sabemos. Pode haver especulação e muito hype no assunto, pois em momentos de crise agimos muito mais com emotividade que racionalidade. Mas, o fato que ele existe e foi declarada uma pandemia. Isso afeta a todos. Queremos compartilhar aqui links fontes confiáveis que abordam a questão e que podem ajudar as empresas a tomarem decisões mais adequadas. Todos executivos devem ter um conhecimento mínimo dos desafios que estão enfrentando, para que suas decisões sejam mais embasadas em fatos concretos, e menos em achismos.

Entre as medidas, recomendamos a criação de um Comitê de Crise, composto pelos principais executivos e gestores da organização, que consideramos ser ferramenta essencial neste momento em que as informações são desencontradas e fluídas. Decisões devem ser tomadas muitas vezes sem dados concretos e para isso é necessário velocidade e entendimento de toda a gestão da empresa. O Comitê de Crise é um forte apoiador neste momento. Outra ação é o incentivo ao trabalho remoto. Existem diversas tecnologias que ajudam neste processo e na Ciatécnica adotamos o Zoom para efetuar reuniões virtuais. Usualmente nossas reuniões são online e só quando absolutamente necessárias, é que as fazemos presenciais.

Crise e resiliência

Diante de todo o transtorno causado pela pandemia, pense em como a utilização de uma estratégia digital poderia trazer continuidade…