Projeto Reestruturação da Área do Cliente – Emais Urbanismo

Ciatécnica e Emais Urbanismo desenvolvem projeto de reestruturação do site e aprimoram experiência do cliente em dispositivos móveis.

A Emais Urbanismo é uma empresa focada no desenvolvimento de urbanizações, inspiradas nos projetos de vida das pessoas, constrói loteamentos com terrenos comerciais e residenciais, concebidos com a visão de urbanismo moderno, planejado, buscando trazer aos seus clientes a oportunidade de viver em proximidade a áreas de lazer, integradas à natureza e com fácil acesso. A empresa é focada no cliente, comprometida e ágil em buscar soluções inovadoras. Atua em mais de 50 cidades, já comercializou mais de 30 mil terrenos e apresenta a marca de mais de 13 milhões de metros urbanizados.

A urbanizadora iniciou, em 2019, o projeto de reestruturação da Área do Cliente de seu site, com o objetivo de oferecer uma melhor experiência para os clientes, tornando o acesso por dispositivos móveis mais fácil e prático.

A Ciatécnica foi a parceira escolhida para o desenvolvimento deste projeto, e atuou na atualização da linguagem de programação utilizada, mantendo a integração com os sistemas legados como SAP, entre outros, e na criação e implementação de novos layouts para as funcionalidades utilizadas pelos clientes, para que eles pudessem acessá-las via smartphones ou tablets, sem que fosse necessária a construção de um aplicativo especifico para estes dispositivos.

Foram adequadas 15 funcionalidades ao novo layout, que se tornaram totalmente acessíveis por dispositivos móveis, dentre elas emissão de 2ª via de boleto, pagamento de parcelas, extrato demonstrativo financeiro, informe de pagamento dentre outras.

“A parceria com a Ciatécnica foi fundamental neste projeto que teve como objetivo principal aprimorar a jornada do cliente no acesso às informações do seu imóvel de forma fácil e prática, utilizando o seu smartphone, em qualquer local que estivesse. Além da mobilidade, nos preocupamos em oferecer aos clientes os serviços mais solicitados no dia a dia por eles.” reforça Luiz Fabiano de Santi, gestor de TI da Emais Urbanismo.

A concretização deste projeto permite a Emais Urbanismo oferecer aos seus clientes a novidade de ter o atendimento de suas principais solicitações na palma da mão.

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Projeto de Integração Salesforce, SAP e URA

Com mais de 27 anos de atuação como incorporadora imobiliária, a empresa cliente já lançou 177 empreendimentos residenciais em 55 cidades de 12 estados brasileiros, totalizando mais de 67 mil unidades lançadas e 6,5 milhões de m² de área construída.


Motivo

  • Em 2019, a empresa iniciou projeto de implantação do Salesforce, e surgiu a necessidade de integrar tanto seu ERP (SAP) com o CRM, para transferência de  informações pertinentes ao processo, como também com a URA, para realização de atendimentos via telefone, para emissão e envio automáticos de 2ª via de boleto, atualizado.

Escopo

  • Configuração de 7 (sete) APIs no barramento, para consumir RFCs desenvolvidas no SAP, e enviar informações (contratos, contas, unidades, empreendimentos, etc) para o Salesforce; este processo é automático, configurado para ser executado em um determinado período de tempo;
  • Configuração de 12 (doze) APIs no barramento, para que o Salesforce possa buscar informações no SAP, e poder transferir dados referentes a Imposto de renda, cadastro de clientes, Status e antecipação de parcelas, geração e consulta de boletos, extratos e cálculos de distratos.
  • Configuração de API para comunicação entre SAP e URA utilizada pelo cliente, para que seja possível o cliente solicitar por telefone a 2ª via de boleto, e automaticamente, esta solicitação ser enviada para o SAP, emitido o boleto atualizado, e enviado por e-mail.

    Benefícios

  • Centralização das API’s em um único ponto;
  • Controle de acesso às API´s via token com tempo de validade e geração automática;
  • Aceleração no desenvolvimento; o projeto de integração foi realizado em 20 dias, sem impacto no prazo do projeto principal, de implantação do CRM;
  • Integração com diversos sistemas, independente da plataforma (SAP, Salesforce, URA Five9);
  • Para sistemas que já disponibilizam APIs prontas, não há impacto no prazo e custo, devido ao desenvolvimento destes serviços;
  • Os serviços configurados para integração do dia-a-dia, foram também utilizados para cargas iniciais, com ganho de tempo e sem necessidade de manutenção; por exemplo, um processo para carga de 110.000 participantes, que levaria 3h, foi realizado em 4 minutos, utilizando os serviços já disponibilizados pelo projeto de integração.
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Projeto App Gestão de Vendas  – Construtora

Com mais de 27 anos de atuação como incorporadora imobiliária, a empresa cliente já lançou 177 empreendimentos residenciais em 55 cidades de 12 estados brasileiros, totalizando mais de 67 mil unidades lançadas e 6,5 milhões de m² de área construída.
Em 2017 iniciou um projeto com a Ciatécnica para desenvolver um aplicativo que seria utilizado como ferramenta de trabalho por toda sua Força de Vendas, para gestão de atividades da equipe comercial, e acesso a informações gerenciais por parte da gestão nacional.

Motivo

  • Desenvolver um APP para automatizar processos de acompanhamento de metas, visitas, atas de reuniões, demandas geradas em cada ata,e projeção de vendas da equipe comercial de uma construtora.
  • Disponibilizar informações para vendas, exposição de mídias dos empreendimentos, dados para reuniões com imobiliárias e onde será realizada a gestão pela Diretoria Comercial.

Escopo

  • Implantação da ferramenta WSO2-ESB para integrar o Sistema Gestão de Vendas com os demais sistemas utilizados pelo cliente.
  • Desenvolver o Sistema Gestão de Vendas (módulo Mobile) com:
    • Agendar / acompanhar compromissos agendados (integrado com office365).
    • Realizar projeções da meta mensal de cada empreendimento (integrado com sistema de Leads da Empresa) para Empreendimentos da empresa e Sócios
    • Acompanhar projeção das metas por semana / mês (meta/previsto/realizado) de Empreendimentos da Construtora e Sócios.
    • Criar ata das reuniões realizadas e acompanhar os compromissos (demandas) que surgirem durante as reuniões.
    • Possibilidade de regerar uma ata já criada e encaminhar para todos os envolvidos nesta ata.
    • Acompanhar (localização) do Coordenador juntamente com as atividades agendadas para o dia.
    • Integrar com geo-cordenadas para buscar localização do Coordenador e a localização dos empreendimentos concorrentes.
    • Realizar cadastro e acompanhamento de empreendimentos concorrentes (análise de mercado)
    • Acompanhar o espelho de Vendas dos Empreendimentos, bem como as mídias (cadastradas pelo Marketing) para cada empreendimento.
    • Realizar o cadastro de novas Imobiliárias e Corretores para firmar parceria com a construtora.
  • Desenvolver do Sistema Gestão de Vendas (módulo Web) com:
    • Importar planilha de metas (R$) definidas pelo Conselho da Empresa e metas mensal de cada empreendimento da construtura e empreendimento do Sócio.
    • Parametrizar o sistema de acordo com metas mensais/semanais definidas para cada Coordenador.
    • Parametrizar as semanas do mês de acordo com o mês de vendas utilizado pela Empresa
    • Cadastrar as mídias dos empreendimentos para serem vistas pelos Coordenadores.
    • Realizar o acompanhamento ‘consolidado anual’ das metas cadastradas e valores realizados (integrados com o DPCart)
    • Controlar o acesso (por cargos) às telas do APP e do BackOffice

Benefícios

  • Eliminar controle de metas/atas de reunião em planilhas.
  • Eliminar controles manuais dos compromissos e prospecções dos Coordenadores.
  • Realizar acompanhamento em um único lugar (única ferramenta).
  • Acompanhar realização das metas R$ e metas de compromissos diários e semanais dos Coordenadores.
  • Gerar ata das reuniões automaticamente após o término da mesma e encaminhar o documento via e-mail para os participantes.
  • Visualizar informações dos valores de Metas/prospecções/realizados em um único local.
  • Visualizar informações dos empreendimentos (disponíveis, possíveis distratos, mídias…).
  • Manter as informações da Empresa (projeções, leads, metas, atas, mídias empreendimentos) em uma base de dados.
 

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Projeto Integração SAP ECC x APP  – Construtora

Com mais de 27 anos de atuação como incorporadora imobiliária, a empresa cliente já lançou 177 empreendimentos residenciais em 55 cidades de 12 estados brasileiros, totalizando mais de 67 mil unidades lançadas e 6,5 milhões de m² de área construída.
Em 2019, a Ciatécnica desenvolveu para este cliente um projeto de integração, que permitiu que processos como aprovação, consulta de pedidos, contratos e requisição pudessem ser feitos em um APP Mobile.

Motivo

Desenvolver API´s no Barramento para expor funções do ERP instalado na empresa (SAP), permitindo que vários processos pudessem ser utilizados em um APP Mobile da equipe, já disponível para a equipe.

Escopo

Trata-se de um projeto técnico, de implantação de barramento e criação de serviços para integração:

  • Implantação da ferramenta WSO2-AM e WSO2-ESB com Adapter SAP para expor funcionalidades do SAP, para consumo do APP utilizado pelo cliente
  • Implantação da ferramenta WSO2-Aplication Manager
  • Exposição de API para geração de token, para permitir controle de acesso as API´s publicadas
  • Publicação de 5 API´s, acessando ERP do cliente (SAP) e expondo os métodos como API´s para consumo do APP do cliente.

Benefícios

  • Centralizar em um único ponto todas as API´s
  • Permitir controle de acesso às API´s via token com tempo de validade e geração automática
  • Plataforma unificada com recursos nativos de nuvem totalmente abertos e com conteúdo em código aberto, reduzindo o risco de implementação de tecnologia
  • Suporta cenários complexos de integração – implementados com facilidade e rapidez, acelerando grandes projetos
  • Ferramentas sofisticadas e pequena área de cobertura – acelera os ciclos de desenvolvimento e a flexibilidade
  • Recursos de modelagem de processos de negócios – ajuda a implantar e gerenciar fluxos de atividade em arquiteturas baseadas em serviços
  • Flexibilidade de implantação no local, em nuvem pública ou ambos
  • Fácil migração entre ambientes, possibilitando economia de tempo e dinheiro através de uma melhor utilização de recursos