Projeto Sistema Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente 

A empresa cliente é multinacional, uma das maiores produtoras de alimentos da Ásia. Em 2018 iniciou projeto com a Ciaténica, para implementar sistema integrado de gestão da área SSMA (Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente), que será utilizado em todo o país, e posteriormente em outras instalações, no exterior. O sistema, em fase de implantação, conta com plataforma desenvolvida conforme necessidade do cliente para gestão e controle de processos da área de saúde e segurança do trabalho, e meio ambiente. A solução é totalmente integrada aos sistemas legados da companhia através de barramento de serviços, instalado e configurado pela Ciatécnica. Foi desenvolvido também um App que será utilizado pela área de Meio Ambiente, para inspeção de segurança e comunicação de não-conformidades.

Motivo

  • Informação e acompanhamento de acidentes gerados manualmente.
  • Indicadores gerados em planilhas.
  • Coleta manual de informações em muitos sistemas legados (Colaboradores, frotas, documentos).
  • Necessário solicitação com antecedência para que possam ser gerados os relatórios, indicadores de performance e estatísticas.
  • Possibilidade de perda de Informações.
  • Falta de padrão para apresentar as informações.

Escopo

  • SAÚDE e SEGURANÇA do TRABALHO.
    • Sistema para comunicação e investigação de incidentes.
    • Estatísticas mensais de acidentes.
    • Sistema de Auditoria de causa de incidentes e “Não Conformidades”.
    • Plano de Ação automatizado.
    • Gestão CIPA.
    • Gestão de EPIs.
    • Indicadores de Saúde.
  • GESTÃO INTEGRADA.
    • Controle da Legislação de SSMA.
    • Gestão de frota (leve e pesada).
    • Controle do programa de segurança veicular.
    • Gestão de Contratadas (Terceiros).
  • MEIO AMBIENTE
    • Controle de Passivos Ambientais.
    • Controle de Licenciamentos.
    • Programas de Monitoramento e Medições (resíduos sólidos, efluentes, qualidade do ar, água, solo, fauna e flora).
    • Incêndios Florestais.
    • Plano de Ação de auditorias/inspeções – controle de prazos/alertas via e-mail.
    • ROI / Gestão Incêndios (Implementação de APP)

Benefícios

  • Informatizar os processos da área de SSMA (Saúde e Segurança do trabalho e meio ambiente), que utilizavam até o momento formulários em papel e fluxos de informações via e-mail
  • Eliminar o uso de planilhas para demonstração de dados, realizada semanalmente para diretorias regionais e global
  • Aumentar a confiabilidade das informações
  • Agilizar o acesso à informação pelas lideranças da companhia
  • Reduzir de HHT (Hora Homem Trabalho) para a elaboração dos relatórios e estatísticas
  • Padronizar a forma de divulgação da informação para áreas envolvidas no processo
  • Disseminar a informação para as demais áreas da organização, de forma global