Projeto Sistema Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
A empresa cliente é multinacional, uma das maiores produtoras de alimentos da Ásia. Em 2018 iniciou projeto com a Ciaténica, para implementar sistema integrado de gestão da área SSMA (Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente), que será utilizado em todo o país, e posteriormente em outras instalações, no exterior. O sistema, em fase de implantação, conta com plataforma desenvolvida conforme necessidade do cliente para gestão e controle de processos da área de saúde e segurança do trabalho, e meio ambiente. A solução é totalmente integrada aos sistemas legados da companhia através de barramento de serviços, instalado e configurado pela Ciatécnica. Foi desenvolvido também um App que será utilizado pela área de Meio Ambiente, para inspeção de segurança e comunicação de não-conformidades.
Motivo
- Informação e acompanhamento de acidentes gerados manualmente.
- Indicadores gerados em planilhas.
- Coleta manual de informações em muitos sistemas legados (Colaboradores, frotas, documentos).
- Necessário solicitação com antecedência para que possam ser gerados os relatórios, indicadores de performance e estatísticas.
- Possibilidade de perda de Informações.
- Falta de padrão para apresentar as informações.
Escopo
- SAÚDE e SEGURANÇA do TRABALHO.
- Sistema para comunicação e investigação de incidentes.
- Estatísticas mensais de acidentes.
- Sistema de Auditoria de causa de incidentes e “Não Conformidades”.
- Plano de Ação automatizado.
- Gestão CIPA.
- Gestão de EPIs.
- Indicadores de Saúde.
- GESTÃO INTEGRADA.
- Controle da Legislação de SSMA.
- Gestão de frota (leve e pesada).
- Controle do programa de segurança veicular.
- Gestão de Contratadas (Terceiros).
- MEIO AMBIENTE
- Controle de Passivos Ambientais.
- Controle de Licenciamentos.
- Programas de Monitoramento e Medições (resíduos sólidos, efluentes, qualidade do ar, água, solo, fauna e flora).
- Incêndios Florestais.
- Plano de Ação de auditorias/inspeções – controle de prazos/alertas via e-mail.
- ROI / Gestão Incêndios (Implementação de APP)
Benefícios
- Informatizar os processos da área de SSMA (Saúde e Segurança do trabalho e meio ambiente), que utilizavam até o momento formulários em papel e fluxos de informações via e-mail
- Eliminar o uso de planilhas para demonstração de dados, realizada semanalmente para diretorias regionais e global
- Aumentar a confiabilidade das informações
- Agilizar o acesso à informação pelas lideranças da companhia
- Reduzir de HHT (Hora Homem Trabalho) para a elaboração dos relatórios e estatísticas
- Padronizar a forma de divulgação da informação para áreas envolvidas no processo
- Disseminar a informação para as demais áreas da organização, de forma global