Cloud, Nuvem:  por que motivo utilizar esta Tecnologia – tá passando da hora !

Este artigo aborda o momento atual de como aderir a uma plataforma em nuvem, e suas vantagens em um mundo onde a tecnologia da informação vem se modificando a cada dia. Algumas razões impediram as oportunidades que este ambiente proporciona: obstáculos e receios nas áreas se segurança de dados 44%, falta de conhecimento 33%, custos 27% e falta de mão-de-obra 24%.

De repente você acorda e vai na mídia e se defronta com uma mudança que lhe salta os olhos, tanto pela simplicidade e velocidade de como um mundo totalmente amarrado em premissas, conceitos, modelos e por que não dizer dogmas, desmorona em grandes desvantagens competitivas e custos menores, pelo não uso dessa tecnologia.  Não atendimento do que de fato era preciso naquele momento, para aquela situação de mercado, ou de uma emergência temporal.

Tudo isso passa a estar ao alcance de uma forma ágil e de custos menores sem precisar mexer na infraestrutura aquartelada em um data center físico. Suportar as tendências de mercado, seu calendário de consumo elástico, como dia das Mães, Black Friday, picos de demandas eventuais e no momento uma pandemia, onde um verdadeiro exército de profissionais foram obrigados a acessar todo o ambiente tecnológico que o cerca para desempenhar suas atividades profissionais, em qualquer lugar onde se tenha acesso à Internet.

Sim! O ambiente de nuvem (Cloud) lhe oferece estas oportunidades de se livrar de instalações físicas grandes, aquisição de máquinas que de início você vai usar parte se sua potência/capacidade para garantir escala em momentos de pico, custos de depreciação e espaço físico, lhe proporcionando ganhos de produtividade, alta performance recuperando as dificuldades e ineficiência de modelos que já não permitem a velocidade que esse ambiente oferece para a competitividade das empresas, ajustado as demandas sem excessos e falta de recursos. A eliminação dos custos em manutenção de softwares, backups e contingência, propiciando aos profissionais um olhar diferente para estratégia dos negócios da empresa, não deixa dúvidas para não buscar uma solução nessa linha. 80% das empresas planejam ações em direção a nuvem. Vale a pena repensar. Este ambiente hoje é: robusto, híbrido, cresce mundialmente, tem custos atrativos, gente qualificada e se qualificando para lhe garantir sua sobrevivência, estabilidade e escalabilidade, agregando novas tecnologias com rapidez. Interfaces com os sistemas legados através de API´s e ofertas de serviços em um Marketplace atrativo de funcionalidades prontas e que possam ser utilizadas rapidamente, abrindo caminho para Tecnologias de AI e IoT, (Inteligência artificial e Internet das Coisas), junto aos maiores provedores de mercado.

 

Fale com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.