Banco Central define o cronograma de implantação do Open Banking no Brasil.

No último dia 4 de Maio de 2020 o Banco Central do Brasil divulgou a resolução conjunta nº 1 que define os escopo e cronograma da implementação do Open Banking no Brasil.

Essa divulgação foi apresentada em uma live com todos os dirigentes, reguladores e participação do Diretor de Organização e Sistema Financeiro de Resolução, João Manoel Pinho de Mello, onde foi enfatizada em diversas ocasiões a importância e prioridade do Open Banking e PIX no atual cenário sócio econômico do Brasil.

Dentre os pontos mais relevantes da apresentação, destaco a definição de escopo e o cronograma em si bem como a segregação do que será regulado pelo BACEN e o que deve ser auto regulado, como Governança, padrões tecnológicos, resolução de disputas e ressarcimento de participantes.

Tenho acompanhado a evolução do Open Banking em mercados que são mais evoluídos nesse quesito como Reino Unido, Hong Kong, União Europeia, Austrália entre outros e vejo um crescimento forte dessa iniciativa entre os clientes de instituições financeiras tradicionais bem como a tendência de alavancagem de Fintechs através da agregação de dados financeiros e monetização de movimentações financeiras em diferentes estratégias comerciais.

Apresento o infográfico abaixo com o intuito de demonstrar visualmente os principais pontos abordados na resolução conjunta nº 1 divulgada pelo Banco Central.

 

 

A Ciatécnica conta com profissionais especializados na estruturação, governança e segurança de APIs e pode ajudar a agilizar a integração de sistemas legados com a nova padronização do Open Banking.

Entre em contato com nossos consultores para maiores detalhes sobre a implementação do Open Banking no Brasil.

 

Fale com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.