Tenho acompanhado nestes últimos anos vários profissionais e empresas tentando encurtar o caminho para o mercado, e na mesma velocidade, acompanhei alguns casos tendo um sucesso temporário e outros um fracasso arrasador.

O questionamento que me faço nestes dois casos é como se permitem nos dias de hoje colocar em risco uma empresa, uma marca e um produto, pois existem alguns conceitos básicos para a composição de um mercado de um produto.

Uma pesquisa de mercado preliminar pode mudar muito o rumo dos negócios e dos produtos. Ao contrário do que pensam muitos diretores e donos de empresas, este é um investimento para orientar e minimizar os erros, não é um prejuízo ou um gasto.

Em uma das experiências recentes, em um investimento de 100 Mi, um empresário se recusou a investir 100 mil na pesquisa de mercado o que representaria 0,1 do valor total como resultado. Hoje já gastou mais de 2% do valor do investimento total para viver a experiência de um novo produto, um novo mercado, com base na tentativa e erro, para se converter em experiência e em acerto.

O mercado é muito dinâmico e vivemos em uma época onde os produtos estão programados para obsolescência, além de serem cada vez mais introduzidos para nichos específicos de mercado e de grupos consumidores. Portanto, olhe para o mercado e os consumidores a todo tempo, a qualquer custo, confie e avalie com profundidade cada objeção de seus negócios e de seus produtos. Esta informação lhe dará uma nova perspectiva para os seus negócios e a sua sobrevivência.

Uma boa pesquisa de mercado será uma excelente orientação para o seu Planejamento Estratégico, e irá direcionar a sua empresa para o sucesso, através de estratégias e métricas orientativas e executáveis. Esta atividade é denominada de Marketing Estratégico, foco de nosso trabalho e nosso dia a dia.

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