Nos últimos tempos venho observando vários comportamentos nas redes sociais, nas empresas onde dou consultoria e mesmo nas sessões de Coaching e Mentoring que atendo.

Um dos que mais tem me chamado a atenção é a necessidade do reconhecimento. Além das selfies e fotos de viagens e pratos, tenho observado que nas organizações os colaboradores estão cada vez mais tendo a necessidade de serem reconhecidos. Ser promovido e ter o reconhecimento da empresa não é suficiente. “Eu preciso mostrar para o mundo que eu fui reconhecido pela empresa e quero que o mundo reconheça que fui reconhecido”. Isso é muito doido. Às vezes acho que a quantidade de visualizações e likes no LinkedIn, Instagram, etc, valem mais que a promoção em si.

Essa necessidade toda me leva a crer que não basta um reconhecimento pontual, como uma promoção ou uma boa avaliação de desempenho anual. As pessoas têm a necessidade de reconhecimento constante, diário, a cada ação. Essa necessidade é legítima e individual. Uns mais, outros menos. E não tem idade, posição social ou financeira. E me parece que esse reconhecimento não tem ocorrido de forma satisfatória. Seja pela velocidade das coisas, seja pelo autocentrismo.

As empresas correm o risco de perderem seus maiores talentos para outras empresas onde eles terão mais reconhecimento.

Formas ágeis de avaliação e feedbacks estão surgindo e o modelo tradicional deve ser revisto. Startups vem experimentando novos conceitos e novas metodologias e as gigantes podem aprender com elas.

Queremos o reconhecimento dos clientes, da mídia, do mercado, dos funcionários, mas muitas vezes não praticamos isso internamente, no dia a dia, entre as pessoas das empresas. Que tal ficarmos mais atento a isso?

Sua avó fica feliz quando vê que você comeu 100% da comida que estava no prato (KPI…rs), mas fica muito mais feliz quando você diz “Vó, sua comida estava uma delícia” (reconhecimento).

Fica ainda a pergunta: Será que as pessoas com mais necessidades de serem reconhecidas, praticam o reconhecimento ao outro?

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