Conectividade e estratégia aplicadas entre os múltiplos canais comerciais e de atendimento proporcionam rapidez nas operações e fidelização dos clientes.

As mudanças tecnológicas vêm promovendo a transformação dos negócios no varejo. O conceito omnichannel se consolidou neste contexto como importante ferramenta de evolução digital e de diferencial competitivo, com a integração de sistemas tanto para a área de Vendas, como de Comunicação e Marketing, envolvendo toda a Jornada de Compra do Cliente.

Todos os canais de uma empresa conectados – lojas físicas, virtuais, site, redes sociais, aplicativos e central de vendas – em uma mesma estrutura, para atender às necessidades dos clientes, superando suas expectativas.

Atualmente as melhores estratégias de vendas englobam múltiplos canais, que estão conectados e podem ser acessados simultaneamente, gerando uma experiência muito mais customizada para o cliente.

O desafio das empresas é justamente evoluir junto com o consumidor (ou, por que não, estar um passo à frente), que deseja informação, personalização e praticidade nas compras. É o que chamamos de Consumidor 4.0, que, extremamente conectado, está cada vez mais seletivo e alerta em relação aos preços, à qualidade dos produtos e ao que a concorrência oferece.

Algumas empresas ainda resistem em optar pela operação omnichannel por receio da complexidade de processos, de uma eventual necessidade de reestruturação operacional e por falta de conhecimento sobre o potencial de Inteligência de Mercado por trás desta nova estrutura, que identifica e entende o perfil do usuário e a sua motivação para as compras, oferecendo os produtos e serviços mais adequados e ações de comunicação cada vez mais customizadas. Trata-se da fórmula ideal para fazer bons negócios e se diferenciar da concorrência. Portanto, o varejo não pode ficar de fora, independente do porte ou do segmento de atuação, já que todo o mercado está se transformando.

E a integração entre o mundo on e off line ainda apresenta uma série de outras formas de garantir a venda e a satisfação do cliente. Vender online e trocar pela loja física; acessar um aplicativo e verificar se na loja física tem um determinado produto; ou fazer um pedido na loja física e optar por receber o item em casa, no conforto do sofá.

Com a Plataforma Omnichannel, os clientes estão muito mais fiéis à sua marca, quando sentem-se atendidos de maneira personalizada e com canais integrados. Ao se sentirem acolhidos, bem atendidos e respeitados, não trocam a experiência por nenhuma outra. E, o melhor, recomendam a sua marca para a rede de contatos, atraindo novas oportunidades de negócio para a sua empresa.

A transformação digital é um caminho sem volta e as empresas precisam aderir. A evolução pode ser gradativa e deve sempre contar com profissionais especializados, que consigam implementar as soluções de melhor relação custo-benefício para o seu negócio.

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